Hazard Identification and Risk Assessment (Identificação de Perigo e Avaliação de Risco)
O QUE É HIRA

O programa HIRA da DAN tem como objectivo sensibilizar os proprietários, operadores, funcionários e profissionais de mergulho a identificarem os perigos antes que estes possam causar lesões ou perdas.
Com foco em avaliações realistas e pragmáticas dos riscos, que podem ter resultados sérios, este programa fornece ferramentas e estratégias para mitigar esses riscos, de forma proactiva.
Este programa é fornecido de forma gratuita a todos os membros; DAN Pro, Club Members e Business Partners, de forma a promover a segurança na comunidade e manter esta indústria competitiva.

Níveis
Porquê o HIRA?

O maior benefício na implementação do programa HIRA da DAN é a redução da probabilidade, gravidade e impacto dos possíveis incidentes.
No entanto, os benefícios são mais abrangentes:

  • Minimizar a gravidade dos incidentes e o seu impacto no negócio
  • Redução de potenciais lesões nos clientes e staff
  • Redução dos custos a medio e longo prazo das lesões e dos litígios
  • Melhorar a formação e orientacao e permanência do staff
  • Aproveitar os esforços de marketing da DAN. A DAN promoverá a sua operação de mergulho e as conquistas com o HIRA
  • Estabelecer e manter uma cultura de segurança dentro da sua organização



Estou neste negócio há décadas sem problemas; por que devo considerar a mitigação de riscos agora?

Um histórico de operações seguras e bem-sucedidas é um bom indicador de que a sua empresa está saudável e bem administrada, mas não significa que você não esteja exposto a riscos. O risco existirá sempre, apesar de todos os esforços. O programa HIRA da DAN permite-lhe uma análise numa prespectiva diferente do seu negócio, com um olhar mais crítico, utilizando um conjunto de critérios previamente definidos. É muito fácil, até mesmo para o profissional mais experiente, tornar-se complacente e ignorar perigos já existentes ou novos riscos que venham a surgir. Seguir o programa pode reforçar “o parecer” de que a abordagem aos riscos está a ser bem conduzida, mas o processo é tão valioso quanto o seu resultado, definindo uma linha de base pela qual poderão ser avaliados os riscos em futuras operações.

O que posso ganhar com o Programa HIRA?

Como operador de mergulho, o programa HIRA irá introduzi-lo a um campo inteiramente novo de avaliação de risco e responsabilidade civil. A abordagem estruturada da avaliação de risco, tal como atualmente esta presente na aeronáutica e nos serviços de saúde, não foi adoptada pela indústria de mergulho, apesar de poderem ocorrer os mesmos tipos de perdas ou litígios. O risco está presente em todo lado na indústria de mergulho, e facilmente tomámos a segurança como garantida ou desvalorizamos os perigos. Como operadores de mergulho e pessoas responsáveis pela segurança do nosso staff e dos nossos clientes, isso é algo que não devemos permitir.
O programa HIRA da DAN é uma das formas de nos auto-avaliarmos e nos certificarmos que não tomamos a segurança como garantida. A ausência de acidentes não indica necessariamente segurança.
Mesmo os profissionais de mergulho que não possuam um centro ou loja, irão ainda assim confrontar-se com inúmeros perigos, dentro e fora de água. Serem capazes de identificar problemas nas operações de mergulho, na gestão de litígios e até dos clientes, é crucial para que estes profissionais se protegerem a si e aos seus alunos, e possam assim operar com sucesso. Os profissionais de mergulho ainda assim enfrentam riscos por fazerem formação, transportarem equipamento e alunos, organizarem e conduzirem embarcações, e muitos outros aspetos necessários numa operação/negócio. Estas questões são frequentemente desvalorizadas, o que coloca estes profissionais num caminho nunca isento de risco. O programa HIRA da DAN foi desenhado para solucionar isso e para mantê-lo em segurança, enquanto ensina, proteja os seus alunos.

O programa HIRA tem custos?

O programa HIRA da DAN foi desenhado para impulsionar a indústria de mergulho, reduzir as perdas financeiras e prevenir outros tipos de perdas. A indústria de mergulho não pode sobreviver sem os seus profissionais, e a melhoria da segurança no mergulho não pode estar limitada apenas aos mergulhadores recreativos. Este programa é fornecido, sem custos, aos; DAN Pro e DAN Club Members e DAN Business Partners, como forma proactiva de promoção da segurança na nossa comunidade e de desenvolvimento da nossa indústria.

O programa HIRA é só para centros de mergulho?

O programa HIRA está desenhado para todos os profissionais de mergulho. Quer seja instructor, operador náutico, proprietário de loja comercial, incluindo qualquer outro negócio que ofereça actividade de desportos aquáticos, como fonte secundária de receitas, o HIRA pode ser aplicado à sua operação. Dado o vasto âmbito de aplicação deste programa, nem todos os parâmetros poderão ser aplicáveis a todas as operações, e cabe a si determinar quais os aspectos do programa de que poderá beneficiar. Esta é uma ferramenta elaborada para o auxiliar na abordagem do risco e não um programa de auditoria ou de validação. O objectivo é ajudar operadores de mergulho, motivados e capazes a melhorarem o seu negócio e reduzir litígios.

NÍVEIS DO PROGRAMA HIRA
HIRA NÍVEL 1

HIRA NÍVEL1 requer que um profissional ou operador de mergulho possua a formação e o equipamento necessários para responder a possíveis incidentes, bem como planos e procedimentos de abordagem a emergência.
O nível 1 é uma auto-avaliação realizada online.

IR PARA NÍVEL 1
HIRA NÍVEL 2

HHIRA NÍVEL 2 requer formação adicional, assim como implementação e treino de um vasto número de procedimentos operacionais e planos de acção de emergência. Tal como HIRA Nível 1, o Nível 2 é uma auto-avaliação, realizada online.
Após completarem o programa HIRA Nível 1, os participantes receberão um convite para participarem no progrma HIRA Nível 2.

IR PARA NÍVEL 2
HIRA NÍVEL 3

HIRA Nível 3 é uma avaliação exaustiva e detalhada dos perigos. A este nível, quase todas as vertentes do negócio e das operações de mergulho são abrangidas, com necessidade de planos de emergência adicionais, dependendo do âmbito das actividades. Este nível pode ser realizado online or conduzido in loco, se requerido.

Detalhes adicionais disponíveis me breve.

HIRA NÍVEL 1

A participação é gratuita para DAN Members e/ou DAN Business Partners, Lojas de mergulho, Operadores e Instrutores de mergulho.

Participate - Dive Businesses, Dive Operators
Partecipate - Dive Instructors

 

REQUISITOS

FORMAÇÃO: Staff com formação em Primeiros Socorros, SBV e Administração de Oxigénio
EQUIPAMENTO: Kits de primeiros socorros e oxigénio facilmente disponíveis no local de mergulho ou na piscina
SEGURO: Cobertura geral de acidentes e/ou responsabilidade civil e profissional é um requisito.
PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS

  • Briefings de segurança pré-mergulho (na piscina e no local de mergulho)
  • Briefings de segurança da embarcação
  • Briefings pós-mergulho e contagem de indivíduos, utilizando checklist física

PLANOS DE ACÇÃO DE EMERGÊNCIA: Plano de acção de emergência para mergulhador perdido, acidentes de mergulho, e outras lesões.

HIRA NÍVEL 2

After having accomplished the HIRA Level 1 program, participants receive an invitation to join the HIRA Level 2.


Participation is free for DAN Members and/or Business Partners, Dive Businesses, Dive Operators and Dive Instructors.

 

REQUISITOS

FORMAÇÃO:

  • Formação adicional, que inclui formação em lesões por animais marinhos (se aplicável), exame neurógico e DAE, se não incluída já nas formações anteriores.
  • Mínimo de um instructor em primeiros socorros (apenas para business)

EQUIPAMENTO:

  • Desfibrilador Automático Externo (DAE)
  • PLANO DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS:

  • Manuntenção dos kits de primeiros socorros e das unidades de oxigénio
  • Clausula de negação de prestação de serviço em caso de inaptidão para o mergulho
  • Simulação e treino regular em situações de emergência

PLANOS DE ACÇÃO DE EMERGÊNCIA: Planos de acção adicionais, segundo o âmbito das actividades - checklist fornecida

Referências (adicional às referências do nível 1)

Guide to an Environmental Sustainability Plan

DSO - DIVING SAFETY OFFICER

DAN Diving Safety Officers são profissionais de mergulho que tiveram vasto treino no âmbito de Avaliação de Risco e Identificação de Perigos. Eles podem trabalhar para/ou fornecer os seus serviços, a centros de mergulho, podendo desenvolver Planos de Acção de Emergência e Procedimentos. Eles podem ainda auxiliar na implementação dos requisitos para o nível HIRA III.

Diving Safety Advisor

Um grupo seleccionado de Diving Safety Officers será treinado como Diving Safety Advisors (DSA). Eles irão auxiliar a DAN na promoção e expansão do programa HIRA III e providenciar pareceres e orientações gratuitas aos participantes do programa HIRA. Eles podem ser requisitados, contra-pagamento, a elaborar a Avaliação de Risco e Identificação de Perigos, de um centro de mergulho, emitindo um relatório detalhado para o referido centro de mergulho, após conclusão da avaliação.

por favor envie-nos um e-mail e envie o seu CV
Curso DAN DSO

O curso DAN DSO Course é um curso de 6 dias, que consiste em sessões teóricas e práticas. Devido à especificidade do curso, ele não está aberto a todos, apenas a um grupo seleccionado de profissionais de mergulho experientes. Os temas do curso incluem:

  • Avaliação e mitigação do risco
  • Ruído e ergonomia da iluminação
  • Consciencialização do risco de incêndio
  • Limpeza de equipamento para oxigénio (ou ao serviço de oxigénio??)
  • Lubrificantes e vedantes
  • Compressores I Reguladores I Ar comprimido para mergulho
  • Medicina Subaquática - sessões (4)
  • Aspectos ecológicos
  • Camaras de Recompressão
  • Planeamento de Negócio Sustentável
  • Segurança e saúde ocupacional
  • Programa de melhoramento da segurança
  • Planos de acção de emergência
  • Manual de Segurança
  • Como realizar o programa HIRA
  • Avaliação prática in loco

O curso é conduzido por Staff da DAN com muita experiência e a língua official é o Inglês. Para mais informações ou para participar no curso, por favor envie email com o seu CV para o endereço:[email protected]